Após 10 anos, mito do plantio de Crotalaria para prevenir a dengue permanece vivo

08/19/2020

Durante décadas, o controverso método de plantio de Crotalaria para atrair libélulas e controlar vetores de insetos tem sido alvo de debate. No entanto, estudo recente de pesquisadores do BRC elucidou as razões pelas quais libélulas não são atraídas por Crotalaria e, portanto, não podem ser consideradas como método eficiente para o controle de vetores.
Acesse o artigo clicando na figura (esquerda)

Publicação de alunos do curso de campo destaca a plasticidade de plantas aquáticas

06/22/2020

O estudo investigou uma espécie de planta aquática (Eichhornia azurea) na Amazônia no que diz respeito à sua capacidade de plasticidade morfológica e alométrica, e concluiu que esses ajustes são importantes quando há necessidade de aumentar a captação de recursos. Além disso, a plasticidade observada pode ajudar a explicar seu sucesso em diferentes habitats.
Acesse o artigo clicando na figura (esquerda)

Índice de Integridade de Habitat funciona bom preditor de organismos em igarapés

06/08/2020

Recente publicação com  pesquisadores do BRC demonstra que o Índice de Integridade de Hábitat (HII) é uma boa alternativa para o biomonitoramento aquático em igarapés do Brasil e outros países Amazônicos. O estudo destaca que o uso de HII em pesquisas de campo é relativamente simples e de baixo custo, pois não depende de equipamentos especializados ou habilidades técnicas, simplificando sua implementação em programas de biomonitoramento. Acesse o artigo clicando na figura (esquerda)

Oportunidade: Bolsa de Pesquisa em Interações Ecológicas

05/20/2020

Busca-se pesquisador para a bolsa  modalidade PVNS-Amazônia (Programa Professor Visitante Nacional Sênior Amazônia), no projeto “Como as interações ecológicas são influenciadas pelas atividades mineradoras e seus esforços de restauração ambiental pós exploração no município de Paragominas, área degradada da floresta Amazônica brasileira”.

Valor da bolsa : R$ 8.000,00

 

Clique aqui para mais detalhes

 

Nova espécie de percevejo (Heteroptera) é encontrada na área de estudo do BRC !!!

04/15/2020

Uma nova espécie, Voragocoris weirauchae sp.n., foi descrita com base em espécimes coletados na Amazônia brasileira, representando o primeiro registro do gênero no Brasil.

​O estudo foi publicado recentemente na revista Zootaxa. O artigo contém a descrição, fotografias, hábitos e micrografias eletrônicas de varredura da nova espécie.

​Acesse o artigo clicando na figura (esquerda)

Mudança no uso da terra favorece espécies emergentes e anfíbias de plantas aquáticas

04/15/2020

O artigo, publicado na revista científica Ecological Indicators por pesquisadores associados ao BRC, sugere que diferentes aspectos das comunidades de macrófitas devem ser considerados para criar índices confiáveis de integridade ambiental. ​Resultados são bastante relevantes para tomadas de decisões quanto à preservação dos ecossistemas aquáticos na Amazônia.

​Clique na imagem (esquerda) para acessar o artigo na íntegra.

Estudo mostra o impacto de habitats degradados em mamíferos

02/26/2020

Em um artigo que acaba de ser publicado (PlosOne), pesquisadores do BRC avaliaram a plasticidade adaptativa de espécies ameaçadas de mamíferos. Entre as quatro espécies estudadas, o queixada (porco-do-mato) apresentou a menor capacidade de sobreviver em ambientes mais alterados. Os autores reforçam a importância dos remanescentes florestais para a sobrevivência de espécies de mamíferos ameaçadas em regiões de alta pressão antropogênica, como no leste da Amazônia brasileira. O artigo completo pode ser acessado clicando na figura (esquerda).

Curso de Interações Biológicas

12/19/2019

O projeto Interações Biológicas, em parceria com o PPGBE (MPEG), ofereceu o curso entre os dias 16-20 de novembro. Atenderam ao curso 25 participantes, entre eles muitos alunos de pós graduação de diferentes instituições. O curso abordou análises de interações biológicas e suas aplicações em diversos contextos de pesquisa em ecologia, conservação e restauração de ecossistemas. Também teve enfoque na montagem de redes e cálculo das métricas. O consórcio BRC parabeniza os organizadores e todos os envolvidos.

BRC é notícia em jornal da região!

11/30/2019

Jornal Roma de Belém publica reportagem destacando a importância do consórcio de pesquisa na recuperação florestal das atividades de mineração da Hydro em Paragominas. O relatório enfatiza as diferentes técnicas para devolver a vegetação às áreas onde a bauxita foi extraída, a fim de recompor a biodiversidade, bem como o programa de monitoramento dos mamíferos da região. Clique na imagem à esquerda para ver a reportagem e assistir ao vídeo.

Curso de campo parte II - Noruega

11/18/2019

A segunda parte do Curso de Campo em Ecologia e Biodiversidade de Florestas Tropicais acaba de terminar. Que pena! Os alunos adoraram a experiência de estar na Noruega. Esta parte do curso é composta por duas semanas, onde estudantes do Brasil e da Noruega se juntam novamente, agora em Oslo. As atividades incluíram extração e análise de DNA, redação científica, passeio pela cidade e caminhadas nas montanhas. Felizmente, eles até conseguiram ver neve!

Projeto Onça

11/12/2019

Yeahhhh! A equipe do projeto Onça esteve em campo este mês e conseguiu capturar uma onça-pintada para instalar a coleira com transmissor GPS. Os transmissores da coleira fornecerão as posições geográficas do animal monitorado a cada 1,5 horas, por mais de um ano. O objetivo é monitorar o movimento, o uso do habitat e a área de vida do maior felino das Américas. Parabéns a todos os envolvidos nesta grande conquista!

BRC é premiado em conferência na Rússia

09/18/2019

No dia 19 de setembro de 2019, o biólogo da Hydro Victor Barbosa apresentou um relatório contendo as pesquisas desenvolvidas pela BRC em Krasnoyarsk, Rússia. O trabalho, baseado na compilação dos resultados do BRC, recebeu um prêmio na seção "Comitê Internacional de Estudos sobre Bauxita, Alumínio e Alumínio (ICSOBA)". Parabéns Victor!

Cerimônia de Assinatura BRC

10/31/2017

Com grande alegria, informamos que o acordo de cooperação do BRC foi renovado até 2023. A cerimônia de assinatura foi no Hangar, Centro de Convenções da Amazônia. Agradecemos a todos que fizeram parte desta parceria e que venham novos desafios!

Embaixador da Noruega presente no seminário do BRC

11/06/2017

O novo embaixador na Noruega no Brasil, Nils Martin Gunneng, esteve presente e discursou no seminário do BRC sobre biodiversidade e evolução na Amazônia no dia 31 de Novembro de 2017. Houve várias apresentações interessantes para um auditório lotado e ampliação das possibilidades de novas cooperações

Em breve, dois Seminários Internacionais

10/01/2017

Belém receberá dois seminários internacionais no dia 31 de Outubro. Pela manhã, o assunto abordado é biodiversidade e a tarde, a discussão será sobre geociência. Participe! A inscrição é grátis para os dois seminários!

Alunas de mestrado BRC

12/02/2016

BRC terá 2 dissertações de metrado em breve. Juliana Santos está pesquisando sobre o uso de habitat por mamíferos herbívoros em um mosaico de área degradadas na Amazônia Oriental. Ana Ribeiro estuda a distribuição e uso de habitat pela ordem carnívora (Mammalia) em um mosaico de área degradadas na Amazônia Oriental. 

Projeto Onças

11/22/2016

Os equipamentos para o projeto de onças já estão sendo testados. Esta pesquisa é uma extensão do projeto de armadilhas fotográficas e algumas onças receberão colares telemétricos. Os dados coletados contribuirão pra a gestão ambiental e a conservação da biodiversidade. 

Please reload

ABOUT US

The Biodiversity Research Consortium Brazil-Norway (BRC) was established in 2013. Uniting five Brazilian and Norwegian institutions, the main aim of the cooperation is to develop environmental research in the eastern Brazilian Amazon.

LOCALIZATION

OSLO - NORWAY

Coordinator: Rafael Assis

Natural History Museum

rafaell@nhm.uio.no

CONTACT US

Interested on BRC? Send us an email: info@brcbn.com

2020 BRC Brazil-Norway. All Rights Reserved