ABOUT US

The Biodiversity Research Consortium Brazil-Norway (BRC) was established in 2013. Uniting five Brazilian and Norwegian institutions, the main aim of the cooperation is to develop environmental research in the eastern Brazilian Amazon.

LOCALIZATION

OSLO - NORWAY

Coordinator: Rafael Assis

Natural History Museum

rafaell@nhm.uio.no

CONTACT US

Interested on BRC? Send us an email: info@brcbn.com

2020 BRC Brazil-Norway. All Rights Reserved

BRC 01/14: Fungos micorrízicos arbusculares em áreas naturais e áreas de restauração após mineração de bauxita no Pará

Objetivo principal: Avaliar métodos de restauração e criar um banco de fungos para promover o crescimento das plantas.

Cronograma: 1 ano

Status: Em andamento

BRC 02/14: Medições de emissões de gases traços em uma cronoseqüência de áreas de florestação sujeitas à mineração de alumínio e nas áreas de mineração ativas

Objetivo principal: Medir as emissões de dióxido de carbono (CO2) e metano (CH4) do solo em áreas sob práticas de recuperação florestal e em locais ativos de mineração de alumínio

Cronograma: 1 ano

Status: Em andamento

BRC 03/14: Biodiversidade, propagação de espécies vegetais e recuperação de áreas degradadas por mineração de bauxita na região sudeste do Pará

Objetivo principal: Avaliar os atributos do solo, da biodiversidade e da propagação de plantas para desenvolver um modelo de recuperação de ambiente em paisagem minerada, com eficiência ecológica e econômica

Cronograma: 3 anos

Status: Concluído

BRC 04/15: Pesquisa em Entomologia e Bioindicadores para Monitoramento da Biodiversidade

Objetivo principal: Implementar a primeira pesquisa completa de insetos e propor um programa de monitoramento d entomofauna.

 

Cronograma: 1,5 anos

Status: Em andamento

BRC 05/15: Levantamento com armadilhas fotográficas de mamíferos terrestres na área da Hydro em Paragominas, Brasil

Objetivo principal: Analisar os impactos da atividade de mineração de bauxita nos mamíferos terrestres na área de mineração Hydro Paragominas, com ênfase especial nas espécies incluídas na lista vermelha de ameaçadas

Cronograma: 3 anos

Status: Em andamento

BRC 06/15: Avaliação de compostos químicos de diferentes espécies arbóreas armazenadas, suscetíveis à contaminação no solo

Objetivo principal: Avaliar se a madeira armazenada em áreas de recuperação por nucleação e pátios pode causar contaminação do solo, seja pela lixiviação de constituintes químicos da madeira, casca e degradação natural do material através de suas estruturas anatômicas, especialmente as células do parênquima ou contribuindo para a resiliência pela disponibilidade de nutrientes no campo.

Cronograma: 2 anos

Status: Concluído

BRC 07/15: Estudo de impacto de um programa de recuperação da biodiversidade em uma área de mineração de bauxita em populações de insetos vetores na floresta Amazônica, Pará, Brasil

Objetivo principal: Avaliar o impacto de um programa de restauração da biodiversidade em uma área de mineração de bauxita sobre populações de vetores de insetos de doenças na floresta amazônica, Pará, Brasil

Cronograma: 2 anos

Status: Concluído

BRC 08/15: Diversidade de aves em três áreas em diferentes estados de conservação na Amazônia Oriental

Objetivo principal: Avaliar como as comunidades de aves usam áreas com diferentes tipos de reflorestamento em comparação com o ambiente florestal (florestas e florestas secundárias) em uma região no leste da Amazônia.

Cronograma: 1,5 anos

Status: Concluído

BRC 09/15: Fungos decompositores de madeira em Paragominas e Trombetas: informações de linha de base, prioridades de monitoramento e como atingir a meta de “no net loss”

Objetivo principal: Obter informações da linha de base (diversidade da escala do local e da paisagem) de fungos decompositores de madeira na matriz paisagística das áreas de mineração, que é usada como base para definir prioridades de monitoramento. Tem também como objetivo testar um método para criar habitat compensatório para esses fungos, para obter “no net loss”.

 

Cronograma: 3 anos

Status: Em andamento

BRC 10/15: Monitoramento de biota aquática de córregos em áreas de mineração de Paragominas, Pará, Brasil.

Objetivo principal: Avaliar se as atividades de mineração e reflorestamento estão afetando a integridade dos ecossistemas aquáticos e sua fauna, considerando diferentes escalas de análise.

Cronograma: 2 anos

Status: Em andamento

BRC 11/15: Diversidade de insetos herbívoros em quatro áreas da mineradora Hydro, Paragominas, Pará, Brasil.

Objetivo principal: Investigar insetos herbívoros em áreas com diferentes impactos humanos e indicar possíveis espécies de vetores de pragas ou patógenos.

 

Cronograma: 2 anos

Status: Em andamento

BRC 12/16: Como as interações ecológicas são influenciadas pelas atividades de mineração e pelos esforços de restauração ambiental pós-exploratória no município de Paragominas?

Objetivo principal: O projeto visa determinar o efeito das atividades de mineração nas redes de interação planta-animal e apoiar a Hydro na escolha de estratégias de compensação e mitigar os impactos de suas atividades.

 

Cronograma: 3 anos

Status: Em andamento

BRC 13/16: Monitoramento de onças-pintadas na área da mina de bauxita na Hydro, Paragominas, Brasil

Objetivo principal: Analisar os impactos da atividade de mineração de bauxita no movimento de onças-pintadas na área da mina de Hydro Paragominas.

 

Cronograma: 3 anos

Status: Em andamento

BRC 14/17: Monitoramento de anfíbios e répteis de Squamata em áreas de reflorestamento na área de mineração de bauxita da Hydro em Paragominas, Brasil

Objetivo principal: O objetivo principal do projeto é avaliar os impactos das atividades de mineração de bauxita e diferentes técnicas de reflorestamento na estrutura da comunidade e na composição de espécies de répteis e anfíbios.

 

Cronograma: 3 anos

Status: Aprovado

BRC 15/17: Como os métodos de coleta do solo, os períodos de origem e armazenamento influenciam a restauração ambiental em áreas de mineração de bauxita em Paragominas, Pará, Brasil

Objetivo principal: Avaliar a qualidade do solo superficial ("topsoil") em termos de atributos químicos, físicos, biológicos e de germinação de espécies vegetais em diferentes períodos de armazenamento e antes e durante a supressão florestal.

Cronograma: 4 anos

Status: Aprovado

BRC 16/19: Medindo a dinâmica da biodiversidade usando DNA ambiental e Metabarcoding

Objetivo principal: O objetivo principal do projeto é desenvolver um método rápido, econômico e eficiente que possa ser usado para estabelecer linhas de base da biodiversidade antes dos impactos externos e monitorar quantitativamente e qualitativamente a recuperação subsequente.

Cronograma: 3 anos

Status: Em andamento

BRC 17/19: Metabarcoding e metagenômica para inventário e monitoramento da diversidade de artrópodes terrestres

Objetivo principal: Desenvolver e testar aplicativos de metabolização e metagenômica para inventário de alto rendimento e monitoramento da biodiversidade de artrópodes terrestres, aplicáveis às áreas próximas à mina de Paragominas.

Cronograma: 3 anos

Status: Aprovado

BRC 18/19: Metagenômica e metabarcoding como ferramenta para o desenvolvimento do "One Healthy" na área hidrelétrica

Objetivo principal: Estabelecer protocolos de monitoramento integrados, usando técnicas metagenômicas e de metabolização para investigar indiretamente a saúde do ecossistema local, permitindo estudos ecológicos e epidemiológicos.

Cronograma: 3 anos

Status: Em andamento

BRC 19/19: Toxicidade de resíduos em espécies nativas que ocorrem na área de mineração de bauxita

Objetivo principal: O objetivo principal deste projeto é estabelecer culturas de espécies aquáticas nativas da Amazônia de diferentes posições tróficas e espécies-teste padronizadas dos mesmos níveis e classes tróficos, utilizando-as para avaliar os efeitos da toxicidade de rejeitos de áreas de mineração de bauxita na região. Região amazônica.

Cronograma: 3 anos

Status: Em andamento

BRC 20/19: Monitoramento e avaliação de biota aquática a montante e a jusante de um oleoduto de bauxita

Objetivo principal: Avaliar e monitorar se o oleoduto de bauxita e a paisagem do rio estão afetando a integridade de riachos e sua fauna aquática, incluindo insetos aquáticos (Odonata e Heteroptera), peixes e
macrófitas aquáticas.

Cronograma: 3 anos

Status: Em andamento

BRC 21/19: Telemetria de aves para avaliar perda de habitat em área de mineração no nordeste da Amazônia

Objetivo principal: Usar técnicas de telemetria para entender o movimento e a recolonização de cpmunidades de aves em resposta à perda de habitat por supressão florestal da atividade de mineração no nordeste da Amazônia.

Cronograma: 3 anos

Status: Em andamento

BRC 22/19: Efeito de grandes mamíferos herbívoros na regeneração florestal em áreas pós-mineração

Objetivo principal: Compreender o papel dos grandes herbívoros na recuperação da floresta em áreas pós-mineração da Hydro em Paragominas, com ênfase nas espécies de mamíferos de alta abundância na região, como antas e veados

Cronograma: 3 anos

Status: Em andamento

BRC 23/19: O uso de ferramentas físicas, químicas e biológicas para avaliar os recursos hídricos em uma área de mineração

Objetivo principal: Avaliar a qualidade ambiental da água e dos sedimentos dos rios Potiritá e Capim, na região de Paragominas, influenciados pela Norsk Hydro. Uma abordagem integrada usando ferramentas físicas, químicas e biológicas através do exame de concentrações de metais, biomarcadores histopatológicos e bioquímicos.

Cronograma: 3 anos

Status: Em andamento

BRC 24/19: Plano de coexistência de humanos e carnívoros em Paragominas, Pará, Brasil

Objetivo principal: Criar um plano de coexistência para pessoas e carnívoros, a fim de reduzir os danos causados por conflitos entre pessoas e carnívoros e promover a conservação ambiental em Paragominas, Pará, Brasil.

Cronograma: 3 anos

Status: Em andamento

BRC 25/19: Integridade de ecossistemas aquáticos por sequenciamento de DNA para biomonitoramento ​

Objetivo principal: Estimar a diversidade taxonômica e filogenética das comunidades aquáticas em ecossistemas com diferentes níveis de integridade, buscando implementar um método baseado em sequenciamento de DNA para medir a biodiversidade aquática

Cronograma: 3 anos

Status: Em andamento

BRC 26/19: Efeitos do uso do solo na diversidade e ecofisiologia de plantas aquáticas e plânctons em córregos e lagoas em áreas de mineração

Objetivo principal: Avaliar como as atividades de mineração estão afetando a distribuição, resposta ecofisiológica e funcionamento de plantas e plânctons associados a corpos d'água em áreas de mineração e selecionar espécies de plantas com potencial para minimizar os impactos e ajudar no processo de regeneração.

Cronograma: 3 anos

Status: Em andamento

Please reload